Turismo Ecológico

Pedra do Cão Sentado

Pedra do Cão Sentado

Caro leito da Blue Planet Magazine, deixo com você mais uma dica de roteiro eco turístico que te levará a uma atração pitoresca formada por um processo erosivo sem igual no mundo.
Então faça sua mochila, prepare sua câmera e vá.


A Pedra do Cão Sentado é uma formação rochosa com 111 metros de altura que se assemelha a um imponente cão de guarda sentado e observando atento à cidade sem se importar com nossa presença ali. Está situada à margem da RJ 116 no sentido Bom Jardim na altura do Km 91,2 ao lado direito da praça de pedágio no município de Nova Friburgo, sendo um de seus principais pontos turísticos. Faz parte do Parque de Furnas do Catete, inaugurado em 1962 pelo então Governador Celso Peçanha e privatizado em 2003 quando passou a ser chamado de Parque Ecológico Cão Sentado.
A impressionante semelhança já vale a ida, mas não para por ai. É possível explorar o local e deslumbrar-se com outros paredões e grutas exóticas como a Toca da Onça, Igreja dos Macacos, Salão do Escoteiro, Quilha do Navio, Pia Sagrada e Pico do Charuto. Também existem muitos grampos presos às rochas em muitos lugares que revelam algumas vias para escalada de vários níveis diferentes, incluindo uma para o topo do cão. Além disso, próximo à entrada, ao lado da lanchonete, é possível praticar arborismo, rapel, tirolesa e escalada, mas são trechos curtos que acabam não atraindo um praticante intermediário ou experiente.
A trilha é bem curta, muito agradável e quase toda sombreada pela vegetação. Com cerca de 1km de extensão e duração de 20 a 40 minutos, a subida passa por pontes e escadas rusticas de madeira que facilitam o acesso para todos os percursos.