Viver Ecologicamente

Sobre Permacultura

Sobre Permacultura

Sobre Permacultura

Temos ouvido muito falar em reciclagem, reaproveitamento, respeito ambiental, recursos renováveis e naturais, Bioconstrucão, Agroecologia, Agrofloresta, Sustentabilidade...

Hoje muitas pessoas ao redor do mundo tem procurado viver de forma a estar mais em contato com a natureza e aprendendo usar os seus recursos sem degradar.

Existe um movimento que possui milhares de adeptos, onde muitos estão vivendo em ecovilas ou sítios, com o propósito de criar sistemas de produção integrados. São pessoas que acreditam que o modo de vida baseado no consumo de recursos não renováveis e no descarte do lixo em quantidades crescentes, leve a humanidade à extinção. Dessa forma propõem mudar o sistema de vida humano, onde nada é desperdiçado, tudo é transformado, semelhante ao que acontece na natureza. Este movimento também é de Permacultura.

O termo Permacultura surgiu da fusão das palavras “agricultura” e “permanência”. Em 1970 os pesquisadores australianos Bill Mollison e David Holmgrem inventaram a permacultura, resgatando os saberes ancestrais tradicionais de vida e relacionamento com a terra.

Segundo David Holmgrem, coautor da Permacultura, estas são as premissas que serviram de base à permacultura.

❖ A crise ambiental é real e de uma magnitude tal que certamente transformará a moderna sociedade global industrial, a ponto de torná-la irreconhecível. Nesse processo, o bem-estar e até mesmo a sobrevivência da população mundial em expansão, estão diretamente ameaçados.

❖ Os impactos presentes e futuros da sociedade global industrial e da população humana, sobre a fantástica biodiversidade, tendem a ser muito maiores que as mudanças profundas das últimas centenas de anos.

❖ Os seres humanos, embora singulares no mundo natural, estão sujeitos as mesmas leis cientificas (de energia) que governam o universo material, incluindo a evolução da vida.

❖ A extração de combustíveis fósseis, durante a era industrial, era vista como o principal fator na extraordinária explosão das estatísticas humanas, na tecnologia e nas demais características inovadoras da sociedade moderna.

❖ Apesar da natureza inevitavelmente única das realidades futuras, o esgotamento inevitável dos combustíveis fósseis em algumas gerações, verá um retorno a padrões gerais observáveis na natureza e em sociedades pré-industriais, dependentes de energias e recursos renováveis.

A Permacultura vem com uma resposta criativa em processos de design inspirados na natureza. Prioriza o uso da riqueza existente para reconstruir o capital natural, especialmente árvores e florestas, como uma reserva comprovada de riqueza para sustentar a humanidade em um futuro com menos combustíveis fósseis.

Ainda citando David Holmgrem, em “Os Fundamentos da Permacultura” – resumo dos conceitos e princípios, apresentados no livro ‘Princípios e Caminhos da Permacultura, Além da Sustentabilidade’, de autoria de David Holmgren, os princípios da permacultura são breves armações ou slogans, que podem ser relembrados como um “check-list”, quando consideramos as inevitáveis e complexas opções para o design e evolução de sistemas de suporte ecológico. Esses princípios podem ser vistos como universais, embora os métodos que os expressem, possam variar enormemente, de acordo com o lugar e a situação. Esses princípios também são aplicáveis à nossa reorganização pessoal, econômica, social e politica,

Resultado de imagem para permacultura casas

Princípio 1: observe e Interaja

‘A beleza está nos olhos do observador’

 

Princípio 2: Capte e Armazene Energia

‘Produza feno enquanto faz sol’

 

Principio 3: Obtenha Rendimentos

‘Você̂ não pode trabalhar de estômago vazio’

 

Principio 4: Pratique a auto-regulação e aceite Feed Back.

‘Os pecados dos pais recaem sobre os filhos até a sétima geração’

 

Princípio 5: Use e Valorize os serviços e recursos renováveis

‘Deixe a natureza seguir seu curso’

 

Princípio 6: Não Produza Desperdícios

‘Não desperdice para que não lhe falte’ ‘Um ponto na hora certa economiza nove’

 

Princípio 7: Design Partindo de Padrões para Chegar aos Detalhes.

‘Às vezes as árvores nos impedem de ver a floresta’

 

Princípio 8: Integrar ao Invés de Segregar

‘Muitos braços tornam o fardo mais leve’

 

Princípio 9: Use Soluções  Pequenas e Lentas.

‘Quanto maior, pior a queda’ / ‘Devagar e sempre ganha a corrida"

 

Princípio 10: Use e Valorize a Diversidade

‘Não coloque todos seus ovos numa única cesta’

 

Princípio 11: Use as Bordas e Valorize os Elementos Marginais

‘Não pense que está no caminho certo somente porque ele é o mais batido’

 

Princípio 12: Use Criativamente e Responda as Mudanças

‘A verdadeira visão não é enxergar as coisas como elas são hoje, mas como serão no futuro’

Chegamos à conclusão, que o desenvolvimento sustentável para atender as necessidades humanas, dentro de limites ecológicos, exige uma revolução cultural maior que qualquer uma das mudanças profundas ocorridas no ultimo século.

Na medida em que a permacultura é uma resposta efetiva às limitações no uso de energia e dos recursos naturais, ela vem mostrar a real sustentabilidade. O caminho do equilíbrio onde o social, o econômico e ambiental se somam para vivermos em uma sociedade melhor. Economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente adequada.

Precisamos nos valer de tão ricas instruções, de como fazer o caminho de volta a Natureza, resgatando em nós o respeito, amor e gratidão a Ela que tem tanto a nos oferecer.

 

Suely França Moreira

Diretora de Desenvolvimento Humano e Ambiental.

Resultado de imagem para casa de Pau a Pic, construída dentro do sistema de permacultura