Notícias

ABRACE UMA ÁRVORE, GANHE UM AMIGO

ABRACE UMA ÁRVORE, GANHE UM AMIGO

Em tempos de violência, abraço. Em tempos de guerra, abraço. Em tempos de solidão, abraço. Nunca foi tão necessário sentir um abraço, forte, apertado. No entanto, nunca foi tão difícil abrir os braços para abraçar. Vivemos num mundo robotizado, acelerado em que o ser humano cada vez mais se distância do outro, expressando menos os sentimentos e muito menos através do afeto. Tocar o outro, hoje, tornou-se um desafio. E não é por menos. O medo do outro é real. Por medo ou por necessidade, que tal abraçar uma árvore? Você sai ganhando e demostra sua gratidão por todos os benefícios que as árvores proporcionam ao meio ambiente e a vida na Terra.

Já está mais que comprovado, que o abraço, tem efeito curador. Imaginou abraçar uma árvore? Pergunto novamente. Você deve estar pensando: Coisa de louco! É eu já ouvi isso até mesmo de crianças, quando abracei a minha árvore, a “Dino”, no pátio da escola, onde eu dava o Clube de Leitura. Então, expliquei para os pequeninos, nem todos tão pequenos assim. Eram crianças entre 6 e 10 anos. Abraçar árvore faz muito bem! Você sente conforto, paz, alinhamento com a Terra, segurança, calma, cura e proteção. Ah, você ganha um amigo. Eu converso com a minha sempre. E tem muito mais. Determinadas espécies causam efeitos diferenciados e benéficos para mente, corpo e espírito. Claro, que quanto mais você entrar em sintonia com a árvore, mais você recebe sua energia e sente os efeitos.  

Em pesquisas que fiz sobre abraçar determinadas árvores, encontrei as seguintes informações:

SALGUEIRO - O salgueiro, chamado de sauce em castelhano, é curativo já reconhecido como tal na medicina. Duas espécies de salgueiro são citadas por suas qualidades medicinais - Salix alba, o salgueiro branco e Salix babylonica, o Chorão. Todos os salgueiros são ricos em salicina ou, ácido acetilsalicílico, o princípio ativo da aspirina, que atua como anti-inflamatório e analgésico muito potente. Por outro lado, a ingestão de chá de salgueiro é calmante e redutora da pressão arterial. Abraçar um salgueiro tem a propriedade de reduzir a tensão sanguínea e fortalecer o aparato urinário e a bexiga. A gente pode pensar que, pela casca, a árvore pode nos passar seu princípio ativo.

PINHEIRO - Irradia muita energia vital, o Chi dos chineses e, portanto, devem nutrir o sangue, fortalecer o sistema nervoso e contribuir para uma vida longa e saudável. O pinheiro tem um óleo essencial. É muito bom como expectorante. Eficaz no alívio de problemas respiratórios, antisséptico, além disso, tem a propriedade de aliviar os cansaços mental e físico.

CIPRESTE - Planta que atua na cura e equilíbrio do sistema vascular e desajustes hormonais, portanto, nada estranho que, ao abraçar um cipreste você sinta que seu calor diminua, especialmente se você estiver na menopausa - dizem que esta árvore alimenta e equilibra a energia Yin, a feminina, passiva.

FIGUEIRA - Árvore que produz os deliciosos figos, dizem, no entanto, que ajuda a limpar o coração e a eliminar a umidade do corpo, ou seja, regula as funções de acumulação hídrica. No caso desta árvore só podemos pensar que sua sombra fresca, os figos arroxeados aromáticos e sua história, conseguirão te relaxar a tal ponto que “seu coração se limpe de tristezas e mágoas”, pois na verdade, as propriedades medicinais atribuídas à figueira são bem diversas - combate a diabetes, úlcera, pressão arterial e tem propriedades antioxidantes.

ABETO - Abraçá-lo ajuda a diminuir o inchaço e a curar os ossos. O abeto é o pinheiro de Natal tradicional e da espécie Abies Alba que se faz medicamento para a tosse, artrites, sinusite, infecção urinária, pedras na vesícula e reumatismo. Os abetos têm propriedades adstringentes, diuréticas, antivirais, antifebris e antissépticas.

ARCE ou BORDO - É uma árvore cuja seiva se faz um xarope muito bom, o xarope de bordo, doce, fortificante que é o preferido pelos veganos, em substituição ao mel. Abraçar um arce faz com que se limpem seus ventos, saiam os ventos ruins e se reduzam as dores.

OLMO, ULMUS SP, que é reconhecido como medicinal no tratamento de dermatoses, gota e reumatismo, tem o poder de tranquilizar a sua mente e fortalecer seu estômago.

 

As árvores, assim como muitas plantas e ervas, fazem parte da cultura popular em busca da cura, de acordo com o lugar onde nasceram. O que estiver ao seu alcance, será o seu remédio. E se você começar a perceber, que tudo a sua volta, está em harmonia e que a natureza pode colaborar para sua saúde mental e física, e melhor ainda se você, na busca por uma qualidade de vida e de cura, escolher seguir um caminho em harmonia com a vida e sair abraçando as árvores... Tudo isso vai fazer sentido e teremos “loucos” afetuosos num mundo bem melhor.